Vereadores aprovam 31 matérias legislativas durante 41ª Sessão Ordinária

por Roneir Correa de Menezes publicado 07/12/2020 18h37, última modificação 07/12/2020 18h37
Vereadores aprovam 31 matérias legislativas durante 41ª Sessão Ordinária

Foto: Gilson Carlos

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (07) a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop. Foram pautadas 31 matérias, sendo 30 de autoria do Poder Legislativo e 01 do Poder Executivo. As propostas votadas hoje foram: 19 Indicações, sete Projetos de Decreto Legislativo (PDL), cinco Moções de Aplauso e um Veto do Poder Executivo.

A primeira matéria apreciada, foi o Veto 001/2020 ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 003/2020 de autoria do vereador psdebista, Adenilson Rocha. O parecer da Comissão de Justiça e Redação (CJR), contrário ao veto, foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares. E consequentemente o veto da prefeitura foi reprovado por unanimidade com 13 votos.

O vereador Hedvaldo Costa (Republicanos) não estava presente e o presidente só manifesta voto em caso de empate. Sendo assim, o PLC 003/2020 deverá ser sancionado em sua integralidade em até 48 horas pela prefeita.

De autoria do vereador Joaninha (PL), os vereadores aprovaram por unanimidade em única votação, o PDL 016/2020, concedendo o Título de Cidadão Sinopense ao ex-piloto do motocross, Analdo Angeli. O decreto deverá ser promulgado ainda esta semana.

O parlamentar ainda homenageou , com o mesmo título, o professor de artes marciais Manildes dos Santos. A matéria foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares presentes e deverá ser promulgada ainda esta semana pelo presidente da Casa Legislativa.

O vereador Adenilson Rocha, também apresentou o PDL 017/2020 concedendo a mesma honraria ao pioneiro, trabalhador e morador de Sinop, Egon José Lenz. A matéria foi apreciada e aprovada por unanimidade entre os parlamentares e deverá ser promulgada ainda esta semana pelo presidente da câmara.

Rocha também encaminhou uma Moção de Aplauso (014/2020) aos servidores da saúde. A homenagem foi concedida mediante a Secretaria Municipal de Saúde, pelo empenho nos atendimentos, tratamentos dos pacientes e combate à Pandemia da Covid-19.

Também psdbista, o vereador Dilmair Callegaro, homenageou com o mesmo título os senhores Marco Antônio Back e José Carlos de Paula, por meio dos projetos 018 e 020/2020, respectivamente. As matérias foram aprovadas por unanimidade e deverão ser promulgadas ainda esta semana.

Callegaro também encaminhou duas Moções de Aplauso, sendo uma à pós-doutoranda de medicina, Sthefany Pagliari, pela realização de pesquisas de vacinas junto ao Instituto da Universidade de Oxford e outra a arquiteta Rafaela Zanirato, pelo trabalho de criação de um desenho para Dune Cerâmica Espanha, que está fazendo sucesso na América Latina.

O vice-presidente da câmara, vereador patriota Leonardo Visera, também homenageou o ex-árbitro de futebol de Mato Grosso, Viro Albino Strieder, com a honraria de Cidadão Sinopense. A matéria (PDL 021/2020) foi aprovada por unanimidade e deverá ser promulgada ainda esta semana.

O secretário do Poder Legislativo, vereador Luciano Chitolina (DEM) encaminhou a Moção de Aplauso 010/2020 ao Comando Regional III do Bombeiro Militar de Sinop pela passagem dos 10 anos de instalação do comando junto ao município. A homenagem foi direcionada ao Coronel Giovani Eggers.

A vereadora Professora Branca (PL) encaminhou a Moção de Aplauso 013/2020 à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL) em reconhecimento ao suporte concedido às empresas da cidade.

Além disso, os parlamentares também aprovaram 19 indicações que foram encaminhadas às secretarias municipais informando, sugerindo e cobrando as demandas de diversos bairros e áreas do município.