Vereadores aprovam projeto que Institui o protocolo de enfermagem em Sinop

por assecom — publicado 03/06/2015 14h05, última modificação 03/06/2015 18h43

 

O projeto de Lei do executivo, 027/2015, foi votado em primeira e única votação, na sessão ordinária desta semana. A pedido do líder do prefeito, vereador Francisco Specian Júnior (PMDB), com interstício regimental, os vereadores discutiram o parecer dos relatores das comissões e em seguida, o presidente Mauro Garcia (PMDB) colocou o projeto em votação, sendo aprovado por unanimidade.

Dezenas de profissionais da saúde estiveram no plenário acompanhando a sessão.

O teor do projeto, que Institui o Protocolo de Enfermagem em Atenção à Saúde do Município, trata de uma importante ferramenta que disciplina as rotinas de atendimento do profissional de enfermagem da rede pública de saúde, assegurando um atendimento de qualidade. Ao mesmo tempo, autorizado pelo órgão competente na fiscalização das atividades desses profissionais.

A proposta é que o paciente seja acompanhado desde a entrada na unidade básica de saúde até o efetivo encaminhamento que poderá ser imediato, prioritário ou no dia.

"Mais uma vez a categoria dos enfermeiros veio a frente organizar a sistematização de como trabalhar na saúde pública. O município de Sinop já passou de ponto de um pequeno porte, aqui já faz alguns anos, resolve-se a saúde do nosso estado e a tendencia é que aqui se torne referencia estadual. São mais de 2 anos de estudo. Então o grupo de enfermagem já deu o primeiro passo e as outras categorias estão correndo atrás também para idealizar o seu protocolo”, justificou o líder do prefeito, vereador Specian.

O protocolo aborda 12 capítulos, subdivididos em Saúde da Crianças, do Adolescente, Atenção à Saúde da Mulher, do Homem, Pré Natal de baixo risco, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão Arterial, Diabetes, Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, Atenção Integral às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, Atendimento ao Paciente com Dengue e Leishmaniose Tegumentar Americana.

O projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Juarez Costa (PMDB) para ser publicado do Diário Oficial.