Vereadores aprovam projetos, mantém vetos e cobram melhorias para Sinop

por Maria Helena Benedet — publicado 15/02/2022 14h50, última modificação 15/02/2022 14h50

Durante a terceira sessão ordinária do ano, os vereadores de Sinop analisaram e votaram dois vetos, três projetos (lei e resolução), uma emenda substitutiva, uma moção de apelo e duas de aplauso, dois requerimentos e 24 indicações. Também passaram pela análise da bancada sete pareceres. Outros três projetos foram encaminhados às comissões competentes. A sessão aconteceu nessa segunda-feira (14), o plenário da Câmara e foi acompanhada por diversas pessoas. 

Os projetos que passaram pelo crivo dos vereadores tratam sobre a criação da Comenda do Mérito Educacional Professora Cleufa Hübner, aprovado em segunda votação, da vereadora Professora Graciele (PT), e o que autoriza o município a remanejar pouco mais de R$ 2 mi, entre as pastas de Educação, Obras, Saúde e Cultura, apresentado pelo Executivo. 

Já o projeto que trata sobre alterações na lei 2637/18, que regulamenta o transporte de passageiros por aplicativo, apresentado pelo vereador Adenilson Rocha (PSDB), foi amplamente discutido mas acabou não sendo votado. O vereador Ademir de Bortoli (Republicanos) pediu vistas para que possa analisar profundamente a proposta. 

Os dois vetos do Executivo, um ao projeto 077/21, do vereador Professor Mário (Pode), que trata sobre a implantação do auxílio para tratamento de pacientes fora do município, e o que isenta bares e restaurantes prejudicados pela pandemia de impostos municipais, dos vereadores Toninho Bernardes (PL) e do peessedebista Adenilson Rocha, foram mantidos pela bancada. 

Foi direcionada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Educação Milton Ribeiro, a única moção de apelo aprovada na sessão. O chamamento, assinado por todos os parlamentares, pede ao Governo Federal, agilidade no processo de criação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Sinop. A solicitação é um dos resultados da reunião entre a diretoria da universidade e vereadores, onde o pró-reitor, Fábio Lourenço, pediu apoio da Câmara. O encontro aconteceu na semana passada. 

Os requerimentos, também aprovados pelos vereadores, cobram do Executivo, informações sobre a contratação de empresas para a elaboração de projetos, assinado por toda bancada parlamentar, e sobre a distribuição do Auxílio Brasil, apresentado pela vereadora Graciele. 

Já as indicações aprovadas na sessão são para as áreas de saúde, infraestrutura e iluminação pública.