Vereadores autorizam prefeitura contratar professores e CPI do Esporte é requerida

por Assessoria Câmara Sinop — publicado 22/10/2018 20h31, última modificação 22/10/2018 20h31

Foto: Gilson Carlos

A Câmara Municipal de Sinop se reuniu nesta segunda-feira (22) para realizar a 35ª sessão ordinária do ano. Ao todo, foram apresentadas 49 matérias, sendo cinco projetos de lei, duas moções de aplauso, seis requerimentos e 28 indicações, além do encaminhamento de oito projetos para análise das comissões permanentes do Legislativo. Também foi apresentado um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na concessão de incentivos fiscais por meio da lei de incentivo ao esporte.

O pedido de CPI oi protocolado pelo vereador Tony Lennon (MDB), que já apresentou denúncia em tribuna, e teve assinatura de todos os vereadores. O presidente Ademir Debortoli (MDB) acatou o requerimento e já solicitou que os partidos indiquem os nomes para participar dos trabalhos. O MDB já definiu o nome de Tony, autor do pedido.

Entre os projetos aprovados, três foram enviados pelo Poder Executivo Municipal. Um altera o Plano Diretor com novas regras para as Zonas de Interesse Social, outro autoriza a contratação temporária de 161 professores e outro altera a composição do Conselho Municipal de Assistência Social.

De autoria dos vereadores Hedvaldo Costa (PR) e Ademir Debortoli, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Sinopense Honorário ao arquiteto e urbanista Deraldo Campos.

O vice-presidente da Casa, vereador Leonardo Visera (PP), teve aprovado o projeto de lei que proíbe a prefeitura de entregar obras públicas incompletas ou que, mesmo terminadas, não atendam à finalidade a que se destinam.

Com moção de aplauso, Hedvaldo Costa homenageou a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos de Sinop (Adevas) pela realização do 1º Desafio Pessoal para iniciantes do ciclismo, realizada num percurso de 100 quilômetros no dia 14 de outubro. O vereador Dilmair Callegaro (PSDB) concedeu a moção de aplauso aos empresários Edson Firmino da Rocha e Erenildes Maria de Castro pela realização do evento Dia das Crianças com Fraternidade.

Utilizando-se de requerimentos, o vereador Luciano Chitolina (PSDB) cobrou informações sobre as emendas impositivas indicadas pelos vereadores e informações sobre o posto de saúde da Gleba Mercedes. O vereador Adenilson Rocha (PSDB) questiona a realização de exames ergométricos e o vereador Billy Dal Bosco (PR) busca informações sobre iluminação pública.

As 28 indicações, feitas por todos os parlamentares, fazem sugestões de melhorias em todas as pastas da administração pública municipal.