Vereadores conferem in loco atendimento a moradores do Nico Baracat pós entrega dos apartamentos

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 08/02/2024 18h34, última modificação 08/02/2024 18h34

Vereadores da Câmara Municipal de Sinop estiveram no Residencial Nico Baracat verificando o atendimento que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, juntamente com as concessionárias de água e energia, estão destinando aos moradores contemplados com o empreendimento, que desde o dia 02 de fevereiro realizam suas mudanças para as novas casas. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulinho Abreu (PL), após a verificação in loco de como alguns problemas relatados após a entrega dos apartamentos estão sendo resolvidos foi constatado que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação está dando o suporte necessário aos novos moradores. 

“Sabemos que são muitas famílias e que algumas ainda não fizeram, por exemplo, o pedido de ligação de água e de energia, o que é necessário. Além disso, estamos tratando de uma obra que estava há muito tempo parada, por isso, alguns problemas estruturais, como vazamentos podem ocorrer, mas a empresa também está aqui para atender a população e resolver o problema. Parabenizamos a secretaria por montar esse posto de atendimento, que foi também uma sugestão nossa na sessão da Câmara de segunda-feira e a pasta prontamente atendeu. Sabemos que arestas vão ocorrer em uma obra tão grandiosa. Fica também o aprendizado para as próximas entregas. Mas o importante é que a gestão entregou estas etapas do empreendimento, beneficiando diversas famílias que aguardavam ansiosas e que tinham necessidade de estarem em suas casas próprias”, afirmou Paulinho Abreu. 

A coordenadora de logística da SBR Saneamento Brasil, Ivy Beregula, destaca que foi realizado um trabalho conjunto com a secretaria, durante os seis meses que antecederam a entrega dos apartamentos, no qual, por meio de ligações, visitas e reuniões foram repassadas todas as orientações aos futuros moradores. “Orientamos sobre a parte administrativa, repassamos as informações relacionadas a saneamento, taxa de condomínio, explicando para o que ela serve, tirando dúvidas, orientamos também sobre a parte de convivência. Foi um período intenso de orientação aos futuros moradores. Todos, sem exceção, foram contactados e orientados”, reforçou Ivy. 

O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, esteve presente na visita e acompanhou os vereadores. O gestor municipal destacou que é natural que alguns problemas aconteçam durante este processo de mudança e que a administração está dando todo suporte necessário aos moradores. 

“Temos também uma equipe da concessionaria de água no local, preparados para atender aqueles moradores que ainda não fizeram o pedido de ligação do serviço para seus apartamentos, e como é uma construção de muitos anos, que estava parada, é natural que apresente algum problema de encanamento. Mas estamos aqui para resolver o problema. É uma obrigação nossa, por meio da Assistência Social, acompanhar todo esse trabalho e dizer a sociedade que estamos juntos. Temos o apoio da Câmara, que nos tem ajudado muito, e agradeço a presença dos vereadores que, vindo até aqui, ficam bem informados para que possam também dizer a sociedade de que maneira realmente está sendo feito este processo de mudança para os apartamentos”, complementou Dorner. 

O vereador Célio Garcia (União) também reforçou que as problemáticas apresentadas pelos moradores já estão sendo resolvidas. “Nós, quanto parlamentares, tivemos a iniciativa de vir in loco, visitar os apartamentos, conversar com os moradores e não apenas falar do problema, mas buscarmos juntos soluções para as questões existentes. É um sonho que se tornou realidade para muitas pessoas, que estão tendo todo suporte da prefeitura, das concessionárias e da construtora nesta fase de mudança.” 

Para o vereador Lucinei (MDB) a visita dos parlamentares aos apartamentos foi fundamental para esclarecer à população o que realmente está acontecendo. “Verificamos que problemas existem, mas não são difíceis de resolver e que já estão sendo sanados. As concessionárias e a própria construtora estão com representantes no local, à disposição dos moradores para atendê-los e resolver as questões apresentadas. Queremos reforçar para as pessoas que estão neste processo de mudança que elas podem ficar tranquilas, que todos os problemas estão sendo resolvidos”, ressaltou o parlamentar. 

O vereador Allan Marca (Solidariedade) também acentuou que a edificação tem mais de 10 anos de construção e que, por isso, é importante levar em consideração a exposição às intempéries, que podem degradar os prédios. “O prefeito teve a determinação e o privilégio de inaugurar estes mais de 500 apartamentos. Aconteceram alguns imprevistos, mas que são de fácil resolução”, afirmou o parlamentar. 

Ademir Debortoli (Republicanos), que acompanha o processo de construção do residencial desde o começo, destaca que com diálogo e trabalho tudo se resolve. “A prefeitura, por meio da equipe da secretaria de Assistência Social, está dando todo suporte aos moradores, representantes da Caixa Econômica Federal, da construtora e das concessionárias de água e energia estão à disposição das famílias e tudo está sendo resolvido. Acreditamos que o prefeito vai continuar se empenhando para a entrega total do residencial e futuramente mais famílias serão contempladas com os demais apartamentos”, observou Debortoli. 

O vereador Celsinho do Sopão (Republicanos) afirmou que a Câmara está ao lado da comunidade, apoiando todas as iniciativas que beneficiem a população. “Estamos ao lado da comunidade, com a prefeitura, para sanar os problemas que surgiram, que são questões de fácil resolução. Todos unindo forças para que as pessoas possam usufruir de suas residências com qualidade e segurança”, finalizou o parlamentar. 

Os vereadores visitaram o Residencial Nico Baracat na terça-feira (06.02). Estiveram vistoriando os serviços o presidente da Casa, vereador Paulinho Abreu (PL) e os vereadores Lucinei (MDB), Célio Garcia (União), Celsinho do Sopão (Republicanos), Ademir Debortoli (Republicanos) e Allan Marca (Solidariedade).