Vereadores conhecem estrutura de gestão do Albert Einstein na saúde pública de SP

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 02/05/2023 14h25, última modificação 02/05/2023 14h25

Os vereadores por Sinop, Mário Sugizaki (PODEMOS) e Élbio Volkweis (PATRIOTA), estiveram em São Paulo/SP na última semana acompanhando de perto a estrutura de gestão realizada pelo Hospital Albert Einstein em unidades de saúde pública da Capital.

A visita técnica foi guiada nos dois dias por Thais Félix, que parte da gestão do HAE. Na quarta-feira (26), ela guiou a comitiva até a comunidade de Paraisópolis. Lá, eles conheceram a unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Adulto e a UBS (Unidade Básica de Saúde).

O programa existe desde 1998 e integra educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional. Foram mais de seis milhões de atendimentos realizados até hoje.

(A comunidade de) Paraisópolis é caracterizada por vulnerabilidades de infraestrutura e habitação, com a missão de promover a justiça social nas comunidades assistidas, por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios”, explicou Thais.

O trabalho de atenção e desenvolvimento da comunidade local é realizado pela equipe multidisciplinar do Einstein e do Voluntariado Einstein, que financia atividades de capacitação profissional, oficinas de artes e comunicação, esportes e reformas de infraestrutura, cujos investimentos são feitos pela Prefeitura de São Paulo.

Conhecemos o CAPS e da UBS, e viemos entender como é festa a gestão dessas unidades, cuja parceria envolve um gigante da saúde particular com a Administração Pública”, destaca Mário. “É possível implantar em Sinop o modelo utilizado aqui com as ferramentas já disponíveis no nosso município”, completou.

Conhecemos o sistema de administração, que é gerido e administrado numa parceria muito organizada, coordenada e que traz resultados aos usuários. Vimos que o trato dado à população inicia com uma cordialidade no atendimento, passando pela preocupação em orientar e atender o mais rapidamente possível”, disse Elbio.

Na quinta (27), foi a vez de os parlamentares conhecerem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h da Vila Santa Catarina. Lá, a abrangência é de 700 mil habitantes (3,5 vezes a população de toda a cidade de Sinop).

Recebemos aqui uma população de diversos bairros e regiões da cidade. Dispõe de exame, atendimento, curativo e casos mais graves. Também prezamos por uma gestão de excelência, alinhada com os princípios e o modelo do Albert Einstein”, afirmou Thaís Félix.

O Hospital Albert Einstein gere 14 CAPS (sendo que a unidade 3 trabalha 24 horas), com 560 usuários ativos por mês. Já a UBS atende de segunda a sexta, das 7h às 19h.