Vereadores constatam mortandade de peixes e anexará denúncia ao relatório da CPI

por Roneir Correa de Menezes publicado 17/03/2020 19h25, última modificação 18/03/2020 13h40

Foto: Roneir Corrêa

Assessoria Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Remídio Kuntz (PL) e os vereadores Leonardo Visera (PP) e Lindomar Guida (MDB) estiveram na manhã desta terça-feira na jusante da barragem da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE Sinop), no Rio Teles Pires, município de Itaúba e constataram a morte de toneladas de peixes.

Durante a fiscalização, os parlamentares encontraram os animais mortos ao longo de cerca de 30 quilômetros do rio. A maior quantidade se concentrava próximo às comportas do empreendimento.

“Andamos mais de 30 quilômetros e a cada 10, 15 metros encontramos pintado, jaú, chinelo mortos. Nesses remansos que a água faz, como este, [se referindo ao local] você encontra mais de dois mil quilos de peixes mortos, mais de 20 Pintados, mais de 15 Jaús, centenas e centenas de Chinelos e isso a gente vê ao longo de todo o rio”, relatou Kuntz.

Guida, que foi presidente das duas Comissões Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaram possíveis crimes ambientais cometidos pela usina, lembrou das constatações feitas à época da investigação e das recomendações feitas aos órgãos ambientais estaduais e federais.

“Mais uma vez comprovamos, sendo já o terceiro crime ambiental cometido por esta usina. No relatório final da CPI, alertamos as autoridades ambientais e também pedimos socorro aos meios de comunicação para nos ajudar, e, hoje viemos aqui e comprovamos mais uma mortandade de peixe. São milhares e milhares de quilos de peixes mortos”, comentou.

Visera, relator das duas CPI’s em desfavor do empreendimento, demonstrou a indignação diante da situação encontrada e questionou as medidas adotas pelos órgãos de fiscalização ambiental.

“Milhares e milhares de peixes hoje [terça-feira dia 17 de março] que estão flutuando rio abaixo. Porque? Pelo descaso mais uma vez desta usina. Encontramos o pessoal da Sema que nos disseram que estão levantando quais os motivos desta mortandade. Continuamos cobrando, pois é a terceira ou quarta vez que isso está ocorrendo. Toda vez que a usina faz algum tipo de operação acaba acontecendo isso. Até quando teremos que tolerar? Se um ribeirinho ou pescador amador pescar além da cota dos cinco quilos ele é penalizado e a usina, será penalizada?”, disse.

Ao menos cinco barcos da usina foram encontrados pelos vereadores, recolhendo os peixes mortos. Uma equipe da Unidade Desconcentrada de Sinop da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT) também foi encontrada e conversou com os parlamentares. Eles estão acompanhando o caso junto aos funcionários da empresa, mas não divulgou dados prévios.

Os vereadores farão um relatório da visita de hoje e anexará ao relatório final da última CPI em desfavor da usina. O documento será encaminhado aos órgãos de fiscalização ambiental, a fim de que tomem medidas eficazes no combate aos impactos negativos causados pelo empreendimento ao meio ambiente, principalmente aos animais aquáticos do Rio Teles Pires.