Vereadores destacam importância de investimento em iluminação pública

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 15/02/2023 15h16, última modificação 15/02/2023 15h16

A Iluminação pública integra as principais demandas que chegam até os vereadores da Câmara Municipal de Sinop. Habitualmente são solicitações dos cidadãos que reivindicam instalação da estrutura onde ela ainda não foi implantada e também melhorias na rede já existente.

Todos os apontamentos são repassados e cobrados pelo poder legislativo à administração municipal. Esta semana, durante o lançamento da 2ª etapa do Programa “Ilumina Sinop”, ação realizada pela Prefeitura de Sinop em parceria com o Governo do Estado, que tem por objetivo a substituição de luminárias convencionais por LED, os parlamentares avaliaram como positivo o avanço na estruturação deste setor, como reforça o presidente da Câmara, Paulinho Abreu (PL).

“Nós somos a principal ponte entre o cidadão e o poder executivo municipal. Recebemos diariamente diversas demandas relacionadas a iluminação pública. Sempre tivemos um deficit muito grande nesta área e agora acompanhamos este problema ser sanado, por fases, pela atual administração. A nossa cobrança continua para que cheguem mais lâmpadas do Governo do Estado. Sabemos que as lâmpadas de LED são de melhor qualidade, geram mais economia e tem maior eficiência na iluminação. A população tem o direito de ter mais estrutura, seus pedidos atendidos, e nós temos o dever de cobrar e fazer com que esses benefícios cheguem até o cidadão”, ressalta o vereador.

Na segunda fase do programa, cerca de 7 mil luminárias devem ser instaladas em 25 bairros de Sinop.

Para o presidente da Comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos do Legislativo, Celsinho do Sopão (Republicanos), a administração municipal tem se esforçado para atender as demandas levadas pelos vereadores oriundas da comunidade. “Levamos até o prefeito [Roberto Dorner] os pedidos feitos pela sociedade, as cobranças, e as secretarias têm nos atendido na medida do possível. Temos projetos também para iluminar os espaços públicos de regiões como as dos Vilas, que em breve será um dos locais mais iluminados na nossa região”, adianta o parlamentar.

A 2ª etapa do Programa “Ilumina Sinop” deve atender aos seguintes bairros:

SETOR RESIDENCIAL NORTE
SETOR INDUSTRIAL NORTE