Vereadores discutem ampliação de leitos de UTIs neonatal e pediátrica

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 20/06/2022 14h25, última modificação 20/06/2022 14h22

A necessidade da ampliação de leitos de UTI’s neonatal a pediátrica na saúde pública de Sinop foi assunto da reunião entre os vereadores e a equipe administrativa do Hospital Santo Antônio, na manhã desta quarta-feira (20). O objetivo do encontro é buscar apoio político para a viabilização de emendas com deputados estaduais e federais.

Atualmente o SUS do município não dispõe de leitos pediátricos e conta com apenas 07 leitos de UTIs neonatais, que são destinados a recém-nascidos de até 28 dias.

“Sinop é uma cidade regional, a quantidade de crianças que estão nascendo cada vez aumenta mais. A UTI neonatal atende crianças de até 28 dias, e não existe na nossa cidade uma UTI que atenda crianças maiores que 28 dias, então temos a necessidade de resolver mais este problema. Precisamos aumentar os leitos urgentemente para atender melhor a população do Sistema Único de Saúde”, afirmou o superintendente do Hospital Santo Antônio, Wellington Randal.

No encontro ficou definido que os vereadores articularão uma reunião com os deputados estaduais para apresentar a problemática e buscar soluções para a implantação dos leitos.

“Nós nos colocamos a disposição para unir forças para que tenhamos em um futuro muito próximo esses leitos no município. Sinop é uma cidade pólo no Nortão e atende pessoas de todo o estado, por isso precisamos desta melhoria para ofertar atendimento de qualidade aos nossos munícipes. Então, vamos auxiliar da melhor forma possível para que tenhamos tão logo esses leitos em funcionamento para salvar vidas”, concluiu o vereador Célio Garcia (União).

Estiveram presentes ainda os vereadores Mario Sugizaki (PODE), Celsinho do Sopão (Republicanos), Dilmair Callegaro (PSDB), Lucinei Amaro (MDB) e o presidente do Legislativo, Elbio Volkweis (Patriota).