Vereadores discutem com executivo municipal e estadual implantação da Delegacia da Mulher em Sinop

por Marco Stamm/Assessoria Câmara de Sinop — publicado 25/08/2017 17h29, última modificação 25/08/2017 17h29

Em reunião organizada pela vereadora Professora Branca (PR), na tarde de quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Sinop (MT), com a presença do secretário-adjunto de Inteligência e Interação Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, a prefeita Rosana Martinelli (PR) e com representantes da segurança no município e no estado, foi discutida e cobrada a implantação da Delegacia da Mulher em Sinop. “Estivemos em Cuiabá, juntamente com o presidente da Casa, Ademir Bortoli (PMDB) e os vereadores Billy Dal Bosco (PR) e Joacir Testa (PDT) e conseguimos esta reunião. Precisamos de uma Delegacia da Mulher aqui com urgência, pois a maioria da população é mulher, muitas sustentam a família. E o que vemos hoje, baseado em depoimentos do Conselho da Mulher, é que os homens estão sem trabalho e ansiosos, e isso aumenta muito os conflitos e a violência doméstica”, explicou a líder do executivo na Câmara.

A prefeita reafirmou o apoio do município à instalação da delegacia e disse que pode, inclusive, ceder espaço físico e mobiliário para o funcionamento. “Nós queremos resultados e que essa delegacia, além do decreto que foi feito e da lei, funcione em Sinop para amparar as mulheres e também abranger os idosos e crianças. Queremos que isso se concretize e precisamos da ajuda do governo, porque é obrigatoriedade do Estado essa implantação. Nós seremos parceiros no que o município ficar designado. Sempre nos colocamos à disposição, mas precisamos do efetivo, que é do governo”, declarou Rosana.

Segundo Garcia, a Secretaria de Estado de Cidades (Secid) já tem um projeto para verificar uma possível locação de um prédio no município, para ser implantada a delegacia. “A princípio falta locar o prédio, que está em fase de estudos na Secid. Nessa reunião discutimos todo o projeto. Hoje nós chegamos à conclusão que precisamos fazer um plano de trabalho para instalação e depois efetivar todas as ações relacionadas ao atendimento à mulher”, respondeu, se comprometendo em verificar os prazos que pode dar para a implantação.