Vereadores e PRF discutem construção de unidade em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 14/10/2021 14h06, última modificação 14/10/2021 14h06

Foi para discutir a implantação de uma unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sinop, que vereadores e representantes da PRF se reuniram nessa quarta-feira (13), na Câmara. O encontro reuniu os vereadores Elbio Volkweis (Patriota), Paulinho Abreu (PL), Toninho Bernardes (PL), Ademir Debortolli (Republicanos), Professor Mário (Pode), Juventino Silva (PSB), e os chefes da 6ª Delegacia da SPRF de Sorriso, Leonardo Leitão Ramos, e o da unidade operacional da 6ª DSPRF, Adriano Sá dos Reis.

Na semana passada, Elbio, Paulinho e Mário estiveram em Brasília, onde se reuniram com o deputado federal José Medeiros (Pode), para buscar apoio e a destinação de emendas para a construção de uma unidade da PRF em Sinop. Além do município, outras duas unidades devem ser construídas no estado do Pará.

De acordo com o chefe da 6ª delegacia, em Sinop deve ser implantada uma base de apoio operacional para o grupo especializado que, entre as atividades desenvolvidas estão fiscalizações de trânsito e transporte, combate ao crime, atendimento ao público, além da implantação de canil e equipe motorizada (4 motos). “Hoje, Sinop está entre os 50 municípios mais violentos de todo país”, informou Leonardo quanto aos trechos com maior índice de acidentes. “Quando o município abre as portas, a polícia rodoviária chega com força, pois ela faz um trabalho preventivo”, destacou referindo-se a redução dos acidentes e crimes.

A previsão, segundo o chefe da 6ª delegacia, é que a base seja implantada ainda este ano. “Estamos apenas no aguardo da locação de um imóvel para implantar essa base operacional especializada. Já temos a parceria da Prefeitura e o apoio da Câmara para que essa base entre em funcionamento o quanto antes”, informou acrescentando que a previsão é que a construção da unidade definitiva fique pronta no prazo de dois a três anos. Hoje, a 6ª delegacia, que tem sede em Sorriso, atende a 12 municípios mato-grossenses ao longo da BR-163, além de Vera e Santa Carmem.

A Câmara de Vereadores vai dar total apoio e vai lutar para que essa unidade seja construída o mais rápido possível pois, não só a população de Sinop será beneficiada, mas os trabalhadores da PRF”, destacou Elbio Volkweis, referindo-se a distância, mais de 100 km, que policiais percorrem para trabalhar.