Vereadores fazem requerimento ao gerente da Energisa para explicar aumentos

por assecom — publicado 02/06/2015 12h10, última modificação 02/06/2015 17h11


Os vereadores aprovaram requerimento do tucano Fernando Assunção, que convida o gerente Regional da Energisa em Sinop, Rodrigo Vieira, para falar em tribuna sobre aumentos na conta de energia.

Vários parlamentares tem sido procurados por usuários que relatam aumentos abusivos em suas faturas nos últimos meses, alguns justificando o dobro do valor em cerca de dois meses. O aumento no estado foi de 26,8% emitido em abril.

“Temos limitações em relação a solução do assunto, mas é importante provocarmos o representante da empresa, que venha a público, esclarecer a população. Nas faturas não está claro o aumento, onde teve casos que pessoas que diminuíram a ligação de aparelhos eletrodomésticos e a conta veio ainda maior. Então precisamos da resposta à população”, disse Assunção.

Além da tribuna, os vereadores também querem uma reunião na sala da presidência, para que outras dúvidas possam ser sanadas com a presença do gestor da empresa. Conforme o vereador Ticolo (PMDB), “é uma questão que precisa ser muito debatida. Na tribuna ele dará uma versão e nós temos outros pontos a sanar, então peço ao presidente que convoque o representante para nos anteder e debater vários assuntos em uma reunião reservada”.

O vereador Assunção sugeriu também a direção da casa para que convoque os deputados estaduais, que representam Sinop na Assembléia, para que participem de um debate na Câmara, já que a empresa atua no Estado e atinge os moradores dos 141 municípios.

O vereador Fernando Brandão (SD) sugeriu para que seja colocado na pauta a vinda do diretor do Procon, Cristiano Peixoto, para que possa estar apresentando quais são as reclamações que chegam ao órgão em relação as contas de energia, que chegaram a 82 nos últimos meses.

Conforme o presidente Mauro Garcia (PMDB), o requerimento não tem o poder de convocação, mas será feito em forma de convite. “Então faremos o convite e estaremos diminuindo a pauta, cortando até o grande expediente, para que a população venha participar e possa discutir com o representante. Faremos o convite, caso não formos atendidos, faremos uma audiência pública”, disse o presidente.

A vinda do representante da Energisa deverá ser confirmada para a 18ª sessão, marcada para o dia 8 de junho.