Vereadores questionam paralisação de obras em Sinop

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 04/03/2022 18h35, última modificação 04/03/2022 19h03

Obras paralisadas e contratação de inspetores do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para atuar em Sinop em empresas de exportação. Estes foram os principais assuntos da reunião entre Câmara, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop (SEDEC) e Prodeurbs (Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop), realizada na manhã dessa sexta-feira (4), no gabinete da presidência do Legislativo. 

Os vereadores Elbio Volkweis (Patriota), presidente da Câmara, Professor Mário (Pode), Moisés do Jardim do Ouro (PL) e Célio Garcia (União), cobraram do Executivo os motivos pelos quais obras como das feiras livres, rodoviária e asfaltamento de estradas, por exemplo, estão paralisadas, não foram concluídas ou até mesmo nem começaram. 

O diretor do Prodeurbs, Waldomiro Teodoro dos Anjos, explicou aos parlamentares que, no caso das feiras livres, a constatação de irregularidades no projeto e até na execução das obras provocaram a paralisação dos serviços. “São planilhas com problemas, projeto mal feito, obras que estão no relatório e que, segundo os fiscais que acompanham as obras, não foram executadas. Então não há como a prefeitura pagar aditivos (solicitados pela empresa) se há problemas, pois, consequentemente, teremos prejuízos”, explicou. “Foi aberto um processo administrativo contra a empresa e ainda faltam 10 dias para que seja concluído. Assim que houver um posicionamento, a Prefeitura vai tomar as medidas cabíveis para que as obras sejam retomadas e concluídas”, informou. 

Hoje, dois espaços para realização de feiras livres estão sendo construídos em Sinop. Nas Praças P- 09, no cruzamento das avenidas Sibipirunas e Jatobás, e P-23, entre as avenidas Ingás e Palmeiras. Obras que juntas estão orçadas em R$ 2,170 milhões.

 Quanto as obras da rodoviária, inaugurada em setembro do ano passado e ainda não está em funcionamento, Theodoro garantiu que a empresa vencedora da concessão, não interrompeu os trabalhos. “É que com os tapumes, não dá para ver as pessoas trabalhando, mas hoje (04/03) há mais de 40 funcionários na obra. A previsão é que até abril ou maio tudo esteja concluído”, prevê. 

Inspetores MAPA 

A presença de um inspetor no MAPA nas empresas exportadoras é uma exigência do mercado internacional e graças a um convênio de R$ 750 mil, por ano, entre Prefeitura e governo federal, vai garantir a presença desses fiscais no município. É justamente a oneração aos cofres públicos para atender apenas uma empresa, que necessita da presença do inspetor, preocupa os vereadores. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleiton Gonçalves, garantiu aos parlamentares que “o município vai estudar um meio (criação de taxas, por exemplo) para que os custos sejam compensados e não onerem ainda mais os cofres públicos”. 

O presidente da Câmara, Elbio Volkweis (Patriota), lembrou que “os vereadores estão atentos quanto aos investimentos do dinheiro público e que a Câmara vai cobrar do Executivo transparência nos trabalhos”. “Essa é a função dos vereadores e estamos aqui para isso”, enfatizou.