Vereadores recebem representantes da Adesin

por Igor Marangon publicado 10/10/2022 18h45, última modificação 10/10/2022 18h45

Os vereadores de Sinop receberam na tarde desta segunda-feira (10) os representantes da Associação Desportiva de Sinop (Adesin), uma entidade criada em 2021 e que tem como principal proposta apoiar o esporte para os sinopenses, além da montagem e desenvolvimento das escolinhas esportivas.

Entre os objetivos da entidade está lutar por melhorias (de infraestrutura e condições de prática esportiva), revelar talentos e trazer oportunidades para crianças e jovens em vulnerabilidade social no município.

Um dos responsáveis pela Adesin, Carlos Breda, explica que a ideia surgiu para unir diversas modalidades esportivas para o bem comum. “O Poder Público não consegue acompanhar o ritmo de crescimento da cidade, e há várias demandas em outras áreas. Percebemos que algumas associações esportivas faziam ações de forma individualizada, e agora faremos isso em conjunto”, destacou.

Breda lembrou que, atualmente, são os próprios treinadores das escolinhas de esportes que buscam apoio e patrocínio para bancar o desenvolvimento das atividades e também participação em torneio e campeonatos em outras regiões. “Com a Adesin, os técnicos podem focar exclusivamente no treinamento, sem ter outras preocupações”, completou Breda.

Os representantes explicaram ainda que, com a constituição desta Associação, a busca por recursos de diversas esferas – Municipal, Estadual e Federal – se torna facilitado para o atletismo, basquete e vôlei, inicialmente. Na sequência, outros esportes, como natação e handebol, também serão contemplados.

Sinop é uma cidade em pleno desenvolvimento, e o esporte é uma das áreas que mais demandam atenção e investimento. Essa união entre os esportes facilita a viabilização de recursos e, como consequência, a descoberta de novos talentos”, reforçou o vereador presidente da Casa, Élbio Volkweis (Patriota).

Participaram da reunião os vereadores Hedvaldo Costa (Republicanos), Mário Sugizaki (Podemos), Juventino Silva (PSB), Professora Graciele (PT), Paulinho Abreu (PL), Toninho Bernardes (PL) e Célio Garcia (União Brasil).