Vereadores repassam demandas a deputado federal em Brasília

por uzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 19/05/2021 18h30, última modificação 19/05/2021 18h30

Educação, trânsito e obras foram alguns dos temas tratados por vereadores da Câmara Municipal de Sinop nesta quarta-feira (19.05), durante reunião com o deputado federal Juarez Costa (MDB), em Brasília (DF).

Em ofício entregue ao deputado, os parlamentares solicitaram a viabilidade da destinação de recursos, por meio de emenda parlamentar, para a execução do projeto de drenagem e pavimentação asfáltica do Loteamento Alto da Glória II, localizado do outro lado da BR-163 (lado esquerdo da pista), sentido Sorriso.

A atual gestão municipal retomou as obras de asfaltamento do bairro Alto da Glória, paralisada no governo anterior por quebra contratual. “Porém, o projeto em execução contempla apenas vias da Etapa I e não há previsão de recursos próprios que possam assegurar obras de drenagem, pavimentação asfáltica e implantação de ciclovia da segunda etapa do loteamento, que está regularizado”, afirma o vereador Juventino Silva (PSB), justificando a solicitação a Juarez Costa.

Outro pedido feito na Câmara dos Deputados foi a destinação de recursos, também via emenda parlamentar, para a construção de elevado no cruzamento das avenidas Dom Henrique Froelich, André Maggi e Bruno Martini, com o objetivo de “desafogar” o trânsito nestas vias.

“São avenidas que interligam pontos importantes de nossa cidade, incluindo não somente residências, mas um corredor comercial e universitário. A estrutura vai assegurar fluidez ao trânsito, diminuindo consideravelmente o número de acidentes, garantindo o direito de ir e vir dos usuários com conforto e qualidade de vida”, complementa o vereador Paulinho Abreu (PL).

Os vereadores ainda abordaram com o deputado federal a pavimentação da Estrada Nanci, em toda sua extensão. Segundo Célio Garcia (DEM), Juarez se comprometeu em dar um retorno o mais breve possível à Câmara sobre o pedido. A situação da concessão da BR-163, no trecho que compreende o perímetro urbano de Sinop, também foi tema da reunião.

“A concessionária responsável pela duplicação da rodovia pretende diminuir o número de viadutos a serem implantados entre o Alto da Glória e o Camping Club, alterando os dados iniciais do projeto. O deputado nos informou que já tem conhecimento desta situação e que também tem participado de diversas reuniões sobre o assunto. Nós [vereadores] solicitamos que ele mantenha a cobrança para que a concessionária implante os viadutos previstos no projeto quando foi feita a concessão. Sabemos da necessidade desta estrutura para o trânsito da cidade, que geraria mais segurança e evitaria a ocorrência de mais acidentes na rodovia, além de dar uma condição melhor de locomoção para as pessoas que moram em ambos os lados da cidade”, informou Célio.

Os parlamentares sinopenses ainda solicitaram ao deputado federal recursos para construção da sede própria do Campus Avançado Sinop do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

O documento apresenta demanda orçamentária de R$ 4,5 milhões para 2021 e R$ 4 milhões para 2022. De acordo com Professor Mário (PODE), o IFMT realiza um trabalho essencial de ensino profissional e tecnológico e em específico ao norte de Mato Grosso, gera a possibilidade de atendimento às mais urgentes demandas do mercado, considerando que a região conta com forte base produtiva, um setor comercial e de serviços bastante desenvolvido e avança fortemente na atividade produtiva industrial.

“Avaliando a necessidade de atender à população, ao setor comercial, de serviços e ao setor produtivo, é essencial viabilizar a formação dos profissionais da região, justificando-se assim a urgente necessidade de implantação e construção de prédio próprio com estrutura necessária pra ampliação de oferta de cursos e melhor atendimento à comunidade sinopense e da região”, destaca o vereador na defesa da solicitação.

Juarez Costa ficou de analisar com calma a proposta e analisar as formas de como poderá atendê-la.

Cumprem agenda na capital federal o presidente da Casa, Elbio Volkweis (Patriota) acompanhado dos vereadores Paulinho Abreu (PL), Juventino Silva (PSB), Célio Garcia (DEM) e Professor Mário (PODE).