Vereadores retomam sessões ordinárias e aprovam projetos voltados para saúde

por Maria Helena Benedet — publicado 01/08/2022 18h20, última modificação 01/08/2022 18h20

Depois de duas semanas de pausa nas sessões ordinárias, os vereadores de Sinop se reuniram, nessa segunda-feira (1), para votar quatro projetos (lei, complementar), sete pareceres, uma moção de aplauso, um requerimento e 17 indicações. Outros 17 projetos (lei, decreto legislativo) e um veto foram encaminhados às comissões para análise. 

O projeto que cria o “Junho Vermelho” que será dedicado a campanha de incentivo a doação de sangue, foi aprovado em segunda e última votação. Conforme a proposta, o município deverá realizar campanhas, em parceria com instituições e a iniciativa privada, que conscientizem a população sobre a importância em doar sangue. O objetivo, segundo o projeto, além da conscientização, é aumentar o número de doadores, postos de coleta, e consequentemente, o estoque de bolsas no banco de sangue. 

Paralelo ao projeto do junho vermelho, também foi aprovado pela bancada, em primeira votação, o que garante atendimento preferencial aos doadores de sangue que, de acordo com a proposta, não precisarão enfrentar filas em locais públicos ou privados. Para isso, o doador deverá apresentar o comprovante de doação que será entregue pelos postos coletores. 

Os vereadores aprovaram ainda o projeto que institui o dia municipal de conscientização da neuromielite óptica, uma doença, inflamatória, autoimune que atinge o sistema nervoso central. Entre os sintomas estão a perda de visão e dificuldade para andar. O objetivo da proposta é alertar a população sobre a doença e conscientizar quanto aos cuidados e diagnóstico do problema. 

Com exceção do que dá preferência em atendimento aos doadores de sangue, os projetos aprovados durante a sessão serão encaminhados ao Executivo para serem sancionados. 

O único requerimento votado é o que pede informações sobre o encaminhamento de recursos para o combate e prevenção de zoonoses e controle populacional de cães e gatos, no município. A medida visa saber de que forma os recursos encaminhados, principalmente pelo Ministério da Saúde, estão sendo aplicados. 

As sugestões de benfeitorias à população, apresentadas pelos vereadores, foram para áreas como saúde, esporte, infraestrutura, trânsito, educação, entre outros.