Vereadores se reúnem com deputados e pedem recursos para Instituto do Câncer

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 15/12/2021 19h41, última modificação 15/12/2021 19h41

Depois de aprovar em plenário, os vereadores de Sinop entregaram, em mãos, a indicação que solicita aos deputados estaduais de Mato Grosso a destinação de verbas, por meio de emendas impositivas, ao Instituto de Prevenção ao Câncer de Sinop. A reunião entre os parlamentares e o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), aconteceu nessa terça-feira (14), em Cuiabá.

A comissão sinopense foi composta pelos vereadores Elbio Volkweis (Patriota), presidente da casa, Juventino Silva (PSB), primeiro-secretário, Professor Mário (Pode), Célio Garcia (DEM), e Lucinei (MDB), além do representante da Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção ao Câncer do Norte de Mato Grosso (AVIP), Paulo Prates. Os deputados Xuxu Dal Molin (PSC), Lúdio Cabral (PT), e Dilmar Dal Bosco (DEM), também participaram das discussões.

Segundo o vereador Professor Mário, que também faz parte da AVIP, a reunião serviu para buscar apoio dos parlamentares estaduais quanto a destinação de recursos para o Instituto. A bancada sinopense pediu a liberação de R$ 8 milhões, dinheiro que, conforme Mário, será investido na compra de equipamentos para o Centro de Atendimento, que está sendo construído em Sinop, e de uma unidade móvel (caminhão) equipado para atender os municípios da região noroeste do Estado com exames de mamografia e Papanicolau (preventivo). Além de Sinop, há outras duas unidades móveis que atendem as regiões de Alta Floresta e Peixoto de Azevedo.

“Levamos uma indicação de todos os vereadores e tudo isso ajuda bastante para que a gente possa ver se viabiliza, mobiliza e sensibiliza os deputados a priorizar um projeto desse que vai atender, em torno de 250 mil mulheres aqui da região Norte, de 42 municípios. Foi uma reunião muito proveitosa”, disse quanto ao resultado da reunião não descartando a possibilidade de novas reuniões para discutir o assunto com os deputados. Conforme Mário, hoje há recursos na ordem de R$ 9 milhões de reais já garantidos para o Instituto, porém esse valor é suficiente apenas para concluir as obras do prédio do centro, que segundo ele, está orçado no valor total de R$ 30 milhões.

A sede do Instituto está sendo construída próximo ao aeroporto de Sinop e realizará procedimentos básicos como mamografia, radiologia, ginecologia, exames, entre outros. Hoje, em Sinop, os atendimentos estão sendo feitos na unidade móvel, e em breve, deverão ser efetuados na unidade provisória, na rua das Magnólias, 153, no Centro.