Vereadores se reúnem com direção de cultura para debater Museu de Sinop

por Igor Marangon/Assessoria Câmara Municipal — publicado 25/05/2022 18h57, última modificação 25/05/2022 18h57

A preocupação com a preservação histórica do município de Sinop foi o assunto discutido pelos vereadores Dilmair Callegaro (PSDB) e Professora Graciele (PT) em uma reunião com a direção de Cultura. No encontro estava presente também o historiador e professor da rede estadual, Tiago Alinor Hoissa Benfica, que possui um estudo avançado a respeito dos trâmites para a instalação de um museu municipal.

“A instalação de um museu é, sem dúvidas, um legado importantíssimo para a população sinopense, sobretudo pelo resgate e preservação da nossa história, para que possamos contar a formação dessa cidade tão plural. A preocupação é que o projeto de um museu seja tratado, de fato, com a importância e a relevância que ele tem”, afirmou a vereadora Graciele.

O historiador Tiago apresentou aos vereadores, à diretora de Cultura, Professora Branca, e ao gerente de Cultura, Flavio Costa Alves, o projeto e aa pesquisas já desenvolvidos por ele sobre os processos para a instauração do museu. “Há uma parte burocrática que precisa ser pensada, bem como a criação de grupos de trabalhos que montariam um documento estatutário do museu, para assim dar inicio aos trabalhos”, afirmou Tiago, “Quando falamos em contar a história de Sinop, é preciso ter em mente a necessidade de representa-la de uma forma multifacetada”, concluiu.

Segundo a Professora Branca, o Departamento de Cultura possui as peças do acervo do antigo Museu Histórico de Sinop, criado em 2004. A coleção com fotos, documentos, vestuários e objetos variados está parcialmente catalogado e organizado em um salão de vidro para visitação. A ideia e o desejo é que haja um espaço destinado exclusivamente para o museu, que possibilite maior curadoria e ampliação de acervo.

“Sinop merece um respeito maior com nossa história. Estamos pensando e viabilizando um espaço que possa servir como local definitivo para o museu, e darmos continuidade neste projeto. Fiquei muito feliz que a Câmara Municipal esteja interessada e participante dessas ideias, para que possamos criar uma parceria em prol da cultura da nossa população”, declarou Branca.

Além de Tiago, há no município outros grupos e pessoas que buscaram o poder público com o desejo de contribuir para a manutenção do Museu Histórico. A intenção é que o espaço contemple, além da história política do município, outros aspectos, como a história natural, agrícola e indígena do município.

“Temos muitas pessoas preocupadas com a preservação histórica de Sinop. É importante termos este espaço para que possa ser um ponto turístico do município. Sempre que recebemos visitantes e contamos a história de Sinop há um desejo de mostrar mais sobre o município, e o museu possibilitaria, além de falarmos, mostrar a nossa história”, lembrou o vereador Dilmair.

Outra ideia apresentada foi a instalação de marcos históricos, que tragam um QR Code e informações sobre os locais, em espaços importantes do município. Uma nova reunião deve ser marcada em breve com os diversos grupos interessados em contribuir para a instalação do Museu, a Câmara Municipal e a equipe da prefeitura.