Vereadores vão à Brasília viabilizar UFNMT e Embrapii

por José Roberto Gonçalves/Assessoria Parlamentar — publicado 15/02/2023 19h10, última modificação 17/02/2023 16h25
Vereadores vão à Brasília viabilizar UFNMT e Embrapii

Foto: Assessoria Parlamentar

A comitiva composta pelos vereadores Mário Sugizaki (PODE), Élbio Volkweis (Patriota) e Célio Garcia (União) está em Brasília para cumprir agenda junto a deputados federais e senadores mato-grossenses.

Entre as principais pautas estão as tratativas sobre o desmembramento do campus da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e consequente criação da UFNMT (Universidade Federal do Norte de Mato Grosso), além da instalação de uma unidade em Sinop da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

No Ministério da Educação (MEC), Sugizaki explicou sobre a importância da criação da UFNMT e pediu ajuda na viabilização. “É um desejo antigo do Campus de Sinop, e recomeçamos neste ano as tratativas para apontar os pontos fundamentais que farão diferença na educação superior em todo o Nortão”. O ofício com o projeto foi entregue aos deputados federais Fábio Garcia (União) e Amália Barros (PL).

Os parlamentares também foram à sede da EMBRAPII pleitear a instalação de uma unidade em Sinop. Organização social qualificada pelo Poder Público Federal, desde 2013, a EMBRAPII apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira. Eles foram recebidos pelo diretor Fábio Stallivieri, que explicou os procedimentos e se colocou à disposição para que um polo seja instalado.

A gente entende que ter a EMBRAPII em Sinop é o reconhecimento das oportunidades de fortalecer a parceria entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais, contribuindo para a inovação industrial, já que o nosso município possui inúmeros setores industriais”, destacou Célio Garcia.

Hoje, o município conta com variados setores industriais, entre eles madeireiro, etanol, construção civil, frigorífico, fertilizantes, metalmecânica, entre outros. E todas têm uma contribuição significante na economia regional”, completou Élbio.

A agenda dos vereadores ainda contou com entrega de demandas aos deputados federais por Mato Grosso Juarez Costa (MDB) e Fábio Garcia (União).