Visera quer que economia no transporte do lixo chegue ao contribuinte
Por meio do Requerimento 094/2020, o vice-presidente da Câmara de Sinop, vereador Leonardo Visera (Patriota), cobrou explicações do Poder Executivo sobre a economia gerada ao município, com a inauguração do Aterro Sanitário de Sinop.
A matéria foi apresentada e aprovada por unanimidade, durante a 25ª Sessão Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (10).
No documento, encaminhado à Secretaria Municipal de Administração, o parlamentar questiona o valor a ser economizado pela prefeitura, com o encurtamento de distância para destinação final do lixo doméstico.
O Aterro Sanitário de Sinop, construído pela empresa que presta serviço de coleta para prefeitura, entrou em atividade no início do mês de julho. Desde então todo o lixo doméstico é destinado para lá. O aterro fica localizado em uma área às margens da Rodovia Estadual MT-140, trecho que liga Sinop ao município de Santa Carmem.
Anteriormente o lixo era levado para o Aterro Sanitário do Distrito de Primaverinha, localizado à 140 Km de Sinop. Com a construção, a distância foi reduzida para 25 km. O que deixa evidente a economia com o transporte, por isso Visera também questionou se o valor economizado será repassado ao contribuinte.
“Boa parte do recurso usado para custear a coleta, transporte e destinação final do lixo é pago pela população através da taxa do lixo. Então estamos questionando o executivo se o valor será repassado ao contribuinte, haja vista que haverá economia, e é justo baratear o valor para o morador”, comentou o parlamentar.
A prefeitura tem 15 dias para encaminhar a resposta ao Poder Legislativo.