Membros da Câmara Mirim tomam posse na quarta-feira

por Igor Marangon publicado 13/03/2023 17h00, última modificação 13/03/2023 17h01

A Câmara Municipal realiza nessa quarta-feira (15), às 15h, a diplomação e posse dos vereadores da Câmara Mirim. A solenidade será realizada no plenário Deputado Jorge Abreu e 15 estudantes serão empossados para a legislatura de 2023/2024.

Criada em 2002, através da Resolução nº 005/2002, e implantada em janeiro do ano seguinte na Câmara Municipal, a Câmara Mirim tem por objetivo incentivar jovens e adolescentes de 12 a 15 anos matriculados em escolas públicas e privadas de Sinop a exercerem sua cidadania, contribuindo para a melhoria do Poder Legislativo. Além disso, o projeto busca despertar a consciência dos jovens sobre seus direitos e deveres, bem como sua responsabilidade no meio escolar e social.

Para este ano, participarão do projeto estudantes das seguintes unidades: Escolas Estaduais Cleufa Hübner, Nilza de Oliveira Pipino, Paulo Freire, Djalma Guilherme, Nossa Senhora da Glória, Prof.ª Zeni Vieira, Prof.ª Maria de Fátima Gimenez Lopes, Nossa Senhora de Lurdes, Olímpio João Pissinati Guerra, Ênio Pipino, Edeli Mantovani, São Vicente de Paula, Jorge Amado, Benedito Santana da Silva Freire e Colégio Objetivo Albert Sabin.

De acordo com o Regimento Interno, as sessões mirins serão realizadas quinzenalmente, sempre nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14h às 16h.

Cada jovem parlamentar é acompanhado por um "Vereador Padrinho", definido por sorteio, que tem a responsabilidade de fornecer apoio e orientação sempre que necessário para o vereador mirim, a fim de que este contribua com sugestões e indicações que possam ser avaliadas pelo Plenário da Câmara.

registrado em: