A Câmara de Vereadores Mirim é um projeto realizado pela Câmara Municipal de Sinop instituído em 2002, conforme o Projeto de Resolução 004/2002. Desde a implementação em janeiro de 2003, são contempladas tanto escolas públicas quanto privadas do município de Sinop.
  O projeto tem como principal objetivo estimular os jovens e adolescentes entre12 e 15 anos devidamente matriculados, a exercitarem a sua cidadania e consequentemente contribuir com a melhoria do Poder Legislativo do município bem como despertar no jovem a consciência de seus direitos e deveres aliada à responsabilidade com seu meio escolar e social.
  Com caráter didático e informativo o projeto tem grande alcance social, mostrando aos jovens e adolescentes mediante visitações e palestras educativas, com a possibilidade de conhecer um pouco da história daqueles que já passaram pelo Legislativo Municipal e deixaram sua marca nos traços do desenvolvimento sinopense.

baner Camara Mirin 2004-01.jpg   Neste sentido, os jovens têm a oportunidade de vivenciar e compreender o papel do Legislativo Municipal, no contexto em que está inserido, por isso é imprescindível que o aluno interessado em se candidatar à Vereador Mirim tenha disponibilidade de participar das sessões e reuniões semanais, de acordo com as normas do Regimento Interno.
   O número de Vereadores Mirins, será sempre o mesmo número de Vereadores Municipais, escolhido por duas possibilidades: votação nas escolas, mediante campanha, ou na falta desta, indicação pela direção escolar, para cumprir o mandato de 02 (dois) anos. As reuniões/sessões sempre serão realizadas quinzenalmente nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, das 14 às 16 horas também em acordo com o Regimento Interno Legislativo.
   Cada Vereador Mirim é assessorado pela figura do “Vereador Padrinho”, o qual assume a obrigação de prestar apoio e orientações quando necessárias ao Vereador Mirim, para que o mesmo desempenhe uma boa função e possivelmente receber as indicações e/ou sugestões por ele apresentadas, que possam ser apreciadas pelo Plenário da Câmara, dando a destinação que lhe couber.
   Em 2021 o projeto completa 18 anos e durante este período já se passaram pelo programa aproximadamente 160 alunos ligados diretamente ao Legislativo e beneficiou diversas instituições sociais, as quais os alunos trouxeram como reivindicações, sugestões e que posteriormente foram transformadas em Indicações e/ou Projetos de Lei.

Por Franciele Pelissari