Servidores participam de palestra da Campanha Novembro Azul sobre prevenção ao câncer de próstata

por Suzana Machado/Assessoria Câmara Municipal — publicado 14/11/2023 19h48, última modificação 14/11/2023 19h48

Os servidores da Câmara Municipal de Sinop participaram nesta terça-feira (14.11) de palestra ministrada pelo médico oncologista clínico, Bruno Abdo, sobre prevenção ao câncer de próstata.

A iniciativa, realizada em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop (Refeccs), em alusão a campanha Novembro Azul, teve por objetivo levar informações corretas, tirar dúvidas e esclarecer mais sobre os exames preventivos à doença. 

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) a doença corresponde a cerca de 29% dos tumores malignos. Outro levantamento aponta que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. 

A incidência maior da doença é em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Porém, embora seja raro em indivíduos do sexo masculino abaixo desta idade, este tipo de câncer também pode acometer os mais jovens, por isso, a importância da prevenção e conhecimento sobre os sintomas. 

Sabemos da importância da Campanha Novembro Azul e a Câmara está sempre aberta a parcerias e eventos que fomentem entre os nossos servidores e o público em geral o bem-estar, o autocuidado. E para isso, é necessário que as pessoas tenham acesso as informações corretas, de forma clara, as motivando buscar sempre a prevenção e repassar esse conhecimento a frente”, ressalta o presidente da Câmara, vereador Paulinho Abreu (PL). 

Para o médico oncologista clínico, Bruno Abdo, o papel mais importante dos profissionais da área da Saúde é transmitir o conhecimento técnico por meio de uma linguagem simples, fazendo com que as pessoas comecem a se conscientizar a respeito da prevenção.

Hoje, quando falamos de um tratamento de câncer sabemos que existe um caminho duro a se percorrer, mas quando a gente bate nesta tecla sobre a importância de um diagnóstico precoce, que é possível curar, tudo começa do início, desta parte de conscientização e prevenção. Então, quando trazemos informação, sabemos que ela será disseminada. É um funcionário que escuta, ele não tem sintoma, mas pode ter alguém em casa para quem ele vai transmitir essa informação. Estas campanhas [como Outubro Rosa e Novembro Azul] nos permitem fazer este trabalho elaborado de aproximar a população, conscientizá-la e quebrar esse mito, esse medo que as pessoas tem quando o assunto é câncer”, detalha Bruno. 

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão.

Muito proveitosa a palestra oferecida pela Câmara aos servidores, primeiro, porque são informações prestadas diretamente por um profissional médico especializado, que além de explanar sobre o assunto de forma bem didática, também tirou as dúvidas dos presentes. Além disso, o assunto câncer de próstata deve ser relembrado constantemente para que nós homens nos conscientizemos da necessidade de realizar exames preventivos, com o objetivo de prevenir futuros e eventuais problemas de saúde”, conclui o servidor da Casa, Roberto Balas.