Jonas sugere programa para reciclagem de óleo de cozinha

por assecom — publicado 29/10/2014 18h56, última modificação 17/12/2014 20h00
Medida visa conscientizar a população sobre os danos provocados ao meio ambiente.

Foi pensando na preservação do meio ambiente e evitar a contaminação do solo, rios e mares, que o vereador Jonas Henrique de Lima (PMDB) sugeriu a implantação do programa municipal de descarte de óleo de cozinha. A sugestão foi apresentada e aprovada, na sessão da última sexta-feira (24). 

Conforme a proposta de Jonas, o objetivo é conscientizar a população sobre os danos provocados ao meio ambiente devido ao descarte do óleo na rede de esgoto e motivar a população a reciclar o produto. Estudos mostram que a decomposição do óleo emite na atmosfera gás metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. 

Para mudar a concepção do descarte no meio ambiente, a proposta sugere que sejam feitas campanhas de conscientização que envolvam as secretarias de Educação, Meio Ambiente e empresários para que empresas ou entidades devidamente legalizadas possam receber, armazenar e encaminhar aos fabricantes óleo para reciclagem.

A sugestão foi encaminhada à Secretaria de Meio Ambiente e cabe agora ao Executivo analisar o pedido e viabilizar a implantação do programa.