Sinop é sede de jornada nacional de segurança pública

por Maria Helena Benedet/Assessoria Câmara Municipal — publicado 24/11/2021 18h50, última modificação 24/11/2021 18h50
Sinop é sede de jornada nacional de segurança pública

Foto: Jaime Jr./C.M.S.

Sinop está sendo sede da terceira etapa da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Civil, que começou nesta terça-feira (23), e termina na próxima quinta-feira (25). O evento, que é realizado pelo Ministério da Justiça, tem por objetivo discutir ações de combate à criminalidade nas propriedades rurais de todo país. Tudo o que for debatido e apresentado por representantes das forças militares, produtores e lideranças de entidades organizadas, contribuirão para a elaboração de um plano nacional de políticas públicas de combate a violência no campo.

O presidente da Câmara, Elbio Volkweis, participou da abertura da jornada e lembrou que o Legislativo é peça importante no processo de execução das ações, pois, além de ser um elo articulador, cria leis para que as políticas públicas aconteçam. “Nossas ações são: cobrando o governo do Estado, fazendo projetos, apoiando nossa Prefeitura. Se o prefeito pretende mandar recursos para o programa, a Câmara analisa e aprova projetos para esses fins conforme o que determinam as leis”, destacou o presidente. “É muito importante darmos esse apoio, pois é uma cobrança grande dos nossos agricultores, pequenos, médios e grandes”, ressaltou.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, esteve presente na abertura do evento, e destacou a importância da realização das discussões. Segundo ele, os debates serão fundamentais para a correção de eventuais falhas de ações que já são desenvolvidas e que beneficiem todo país. “Que tenhamos a capacidade de ter um diálogo franco, objetivo e transparente para que as boas práticas apresentadas a respeito da segurança no campo, sejam aprimoradas e levadas para todas as regiões do Brasil. Além disso, que possamos propor novas estratégias para aprimorar o trabalho das instituições de segurança pública no campo e na cidade”, destacou. “Quando se há a necessidade de analisar o eixo legislativo, é o caso de apresentarmos uma proposta legislativa”, pontuou quanto à participação do Poder Legislativo no processo de execução do plano de ação.

Para o setor produtivo o desenvolvimento de um plano de ação voltado para o campo é fundamental, pois a criminalidade, segundo o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivo, vem crescendo a cada dia. “A criminalidade tem se acentuado cada dia mais. Isso (primeira jornada) demonstra que o governo federal está antenado com os problemas no campo uma vez que o campo tem uma representação bastante grande na economia do Brasil”, declarou. “É uma cobrança que já vem sendo feita, mas as coisas na esfera governamental não andam da mesma forma, na mesma velocidade como acontecem as coisas na iniciativa privada, mas temos que ser tolerantes e olhar com bons olhos o que está acontecendo aqui hoje. É o início de um trabalho que vai ser feito a longo prazo”, disse quanto ao tempo para que o plano de ação seja elaborado e as ações comecem a ser praticadas.

Nos dias 24 e 25, as discussões estão sendo realizadas no plenário da Câmara.