Juventino indica criação de Centro Geriátrico

por Carol Franco/Assessora Parlamentar — publicado 09/08/2022 17h45, última modificação 16/08/2022 21h21

A expectativa de vida aumentou e atualmente é de 72,78 anos segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e estudos revelam que em meados de 2050 serão 75 idosos a cada 100 crianças no Brasil (sendo me média 82 anos). Nesse sentido, o vereador Juventino Silva (PSB) indicou no plenário a criação de um Centro Geriátrico, na 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop.

O parlamentar acredita que é preciso centralizar o atendimento em um único local para evitar que o idoso fique se deslocando para vários lugares na hora de um exame, por exemplo, consulta, entre outras especialidades no qual precise, além de trazer mais tranquilidade, conforto, no ambiente adaptado às necessidades deles. A indicação seguiu para o prefeito Roberto Dorner e a secretaria municipal de Saúde. Apontou também a necessidade de limpeza da área Institucional do Bairro Tarumã, localizada na Rua Nicolau Flessack, encaminhada para a secretaria de meio ambiente.

“É o cuidado com a terceira idade que necessita de mais qualidade de vida, uma atenção redobrada para que não fiquem indo em um local para a consulta, depois encaminhado para outro lugar e assim sucessivamente”, ressalta Juventino Silva que disse que Sinop pode ser referência no assistencialismo aos idosos no Mato Grosso e do Brasil, com a construção de um Centro exclusivo para a população idosa

O envelhecimento é explicado na genética por meio da divisão das células, mas o ambiente também influencia para o envelhecer precoce, além de outros fatores. A implantação de um Centro Geriátrico Municipal para proporcionar um atendimento multidisciplinar aos pacientes da terceira idade, concentrará em um mesmo espaço, especialistas da geriatria, psicologia, nutrição, coleta de exames, realização de curativos, aplicação de vacinas, uma farmácia de regulação, entre outras demandas.

Segundo Organização Mundial da Saúde – OMS a pessoa a partir dos 60 anos é considerada idosa. A implantação do Centro é também um compromisso com a saúde desse público no município, fortalecendo a política pública na atenção, amparo, cuidado, mais qualidade de vida às pessoas idosas.

registrado em: