Elbio cobra informações sobre documentação de liberação do Nico Baracat

por Maria Helena Benedet/Assessoria Parlamentar — publicado 20/02/2024 18h43, última modificação 20/02/2024 18h43

Depois das inúmeras denúncias de problemas feitas por moradores do Residencial Nico Baracat, o vereador Elbio Volkweis (PRD) cobrou da Prefeitura de Sinop, informações sobre a obra que vão desde projetos de engenharia (arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, acessibilidade, incêndio, pânico) até Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro da obra, alvará e programa Habite-se. O requerimento pedindo as informações foi apresentado na sessão dessa segunda-feira (19).

O vereador disse que os dados são importantes para esclarecer o processo de liberação para ocupação. Conforme Elbio, muitos moradores estão tendo problemas que vão desde a falta de energia e água, até infiltração e vazamento de esgoto nos apartamentos. “Precisamos saber se a documentação para a liberação desse residencial está em dia, pois fomos chamados lá e vimos vários problemas naqueles prédios. Não tinha luz, há várias infiltrações, em fim, uma série de problemas que não podem acontecer já que é preciso um laudo que comprove que está tudo certo, sem problemas, para que as pessoas possam ocupar os apartamentos”, esclareceu. “Como a Prefeitura libera uma obra como essa, do tamanho que tem, cheio de problemas? Precisamos saber o por quê, pois o sonho daquela gente, virou um pesadelo”, enfatizou.

O parlamentar também apresentou duas indicações: uma que pede ao município a implantação de um programa permanente de Educação para o Trânsito e a que solicita a desapropriação da reserva R-6, localizada ao lado do cemitério municipal. Volkweis lembrou que Sinop cresce a cada dia e as preocupações com o trânsito e a destinação de uma nova área para o cemitério, são demandas que devem ser tratadas com urgência.

“Não é a toa que Sinop é a quarta maior economia do Mato Grosso, pois temos todos os dias gente chegando aqui e o cuidado com o trânsito, ter usuários conscientes de seus deveres, começa desde cedo ainda na escola. Nossas crianças precisam ser preparadas para que tenhamos um trânsito seguro tanto para o presente quanto no futuro”, observou. “E o nosso cemitério já não comporta mais sepulturas e esse é um problema que deveria estar resolvido. Sinop foi fundada com toda aquela área para cemitério, então por que não retomar o projeto original? Procurar uma nova área e passar por todos os trâmites de liberação ambiental, vai demorar muito e até lá teremos gente enterrada nos quintais de casa ou em outras cidades, pois no cemitério não tem mais lugar”, alertou.

E foi em parceria com o vereador Mário Sugizaki (Podemos) que Elbio também cobrou do secretário de Segurança de Mato Grosso, César Augusto Roveri, a nomeação de escrivães e investigadores para a Polícia Civil Regional de Sinop. No início deste mês, os dois parlamentares se reuniram com o secretário de pediram a nomeação de concursados do cadastro reserva do concurso 01/2022 e relataram a necessidade de mais servidores devido ao crescimento populacional da região que demanda de mais policias.